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GEORGE NELSON

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“Fazer muito mais, com muito menos": Este foi o lema que George Nelson seguiu ao longo da sua carreira. Ele tinha sérias preocupações em como o design influenciava as pessoas e a sociedade em geral. Foi, sem duvida, uma das mentes mais brilhantes do design de seu tempo. George Nelson foi um dos fundadores do chamado modernismo americano juntamente com Charles e Ray Eames. Nasceu em Hartford, Connecticut em 1908 e faleceu em New York, em 1986. Estudou arquitetura na universidade de Yale, e graduou-se em 1928. Também se tornou bacharel em Artes em 1931. Um ano mais tarde, preparando-se para um concurso em Paris, recebe premiação em Roma, juntamente com Eliot Noyes, Charles Eames e Walter B. Ford. Retornou aos Estados Unidos alguns anos mais tarde para se dedicar à divulgação conceitual do design, publicando textos em periódicos e revistas especializadas. Através de seus textos no jornal "Pencil Points", ele introduz Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier e Gio Ponti nos Estados Unidos. Já na revista "Architectural Fórum" se torna o primeiro editor-sócio de 1935 a 1943 e mais tarde consultor-editor de 1944 a1949. Defendeu, algumas vezes ferozmente, os princípios modernistas e provocou muitos de seus colegas “desenhistas industriais” que – de acordo com seu conceito – fizeram concessões demais ao mercado da indústria. Por volta de 1940, começou a chamar a atenção com diversos conceitos totalmente inovadores até então. Uma de suas maiores preocupações estava em interpretar, observar e compor soluções, muitas delas decorrentes das mudanças de hábito das famílias no pós-guerra. Como exemplo disso está o conceito "Family room", ainda hoje tão amplamente empregado e difundido introduzido por ele. Outra de suas inovações conceituais, o "storagewall system" atraiu a atenção de D.J. De Pree, presidente da Herman Miller. Em 1945, De Pree o convidou para assumir a direção de design da empresa, sendo o começo de uma série de sucessos que também contaram com a participação de Ray e Charles Eames, Harry Bertoia, Richard Schultz, Donald Knorr e Isamu Noguchi. Dos anos quarenta até meados dos anos oitenta seu escritório trabalhou para e com os melhores designers de seu tempo. Por um período, Ettore Sottsass trabalhou em seu escritório. Ele foi, sem a menor dúvida, o mais articulado e uma das mais eloquentes vozes do design e da arquitetura nos Estados Unidos no século vinte. Lecionou, escreveu extensivamente, organizou conferências como a legendária “Aspen gatherings”, publicou diversos livros entre eles: Tomorrow's House (1945), Problems of Design (1957) e How To See 1977, inovou conceitos criou peças como designer. Dentre suas criações mais conhecidas nesse ramo estão: O sofá Marshmallow, a cadeira Coconut, o banco Jorge Nelson, relógios de parede e muitos e muitos outros produtos que se tornaram marcos na história da Arquitetura e designer

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